terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Orgulho em ser Português



"Não me importo de não saber as regras.
Não me importo que joguem com as mãos.
Não me importo que a bola não seja uma bola.
Não me importo que os defesas ataquem e os atacantes defendam.
Não me importo que só passem para trás.
Não me importo que chutem sempre por cima da trave.
Não me importo que gritem ensaio e não golo.
Não me importo que agarrem os adversários.
Não me importo que os façam cair nem que os pisem.
Não me importo que não discutam com o árbitro.
Não me importo que andem sempre no chão.
Não me importo que façam placagens baixas. Ou altas ou onde for.
Não me importo que usem plástico nos dentes e borracha na cabeça.
Não me importo que sejam quinze.
Não me importo que usem aqueles calções.
Não me importo que andem ao colo uns dos outros.
Não me importo que precisem de pilares.
Não me importo que tenham nomes como talonador.
Não me importo que se juntem todos para fazer uma mellée.
Não me importo que os avançados venham aos packs.
Não me importo que chutar a bola para fora possa ser uma jogada brilhante.
Não me importo que o árbitro fale muito.
Não me importo que haja um vídeo-árbitro.
Não me importo de nunca ter ouvido falar em ruck ou em maul.
Não me importo que as equipas tenham asas.
Não me importo que haja um médio de formação com elevada formação, ou que o médio de abertura sirva para fechar.
Não me importo que depois de um ensaio ainda castiguem o adversário com um penalty.
Não me importo que não digam banalidades.
Não me importo que não apareçam na primeira página.
Não me importo que não haja um Figo porque há três Uvas.
Não me importo que tenham perdido com a Escócia e muito menos me importo que percam com a Nova Zelândia.
Nada disto me importa. Quando me voltarem a perguntar o que é ser português vou dizer que basta ser um jogador de Rugby. Obrigado."

5 comentários:

Anônimo disse...

AGRONOMIA SUB-18

Caro Sebastião

Antes de mais, parabéns pelo teu Blog e pelo que tens feito em prol do Rugby da Agronomia.
Decidi escrever no teu Blog para comentar uma situação ocorrida na Equipe de Rugby Sub-18 da Agronomia.
Como é sabido, esta equipe era treinada pelo Conrad, o qual se encontra neste momento na África do Sul e no seu regresso, consta que não tornará a voltar a ser seu treinador.
Para sua substituição, foi anunciado pelo Conrad à sua equipe, que o seu substituto seria o Isaac.
É por esta decisão que te estou a escrever.
A equipe de Sub-18, mantém uma excelente relação com o Isaac.
Este foi treinador adjunto do Conrad e além de conhecer bastante bem esta equipe Sub-18, volto a frisar, tem com todos os seus elementos, uma excelente relação humana.
Por decisão de uns 2 ou 3 elementos da Agronomia (pais de jogadores da equipe Sub-18), foi o Salvador colocado como treinador. Ao que sei, a decisão supunha levar em conta a proximidade da idade do Isaac em relação á dos jogadores da equipe Sub-18.

Quando do primeiro treino, efectuado pelo Salvador, a equipe mostrou-se na sua esmagadora maioria, desagradada com esta decisão, tendo preferido que fosse o Isaac a ser nomeado seu treinador. Tão desagradada ficou que grande parte dos seus jogadores falaram inclusive de saírem para outras equipes. A tal acontecer seria um enorme desfalque para a Agronomia, ficando esta praticamente sem equipe de Sub-18.
Não venho aqui para tecer considerações sobre o Salvador, nem tão pouco sobre o seu desempenho e comportamento, quer como elemento da Agronomia, quer como treinador da equipe em causa.
O que aqui quero expor, é o facto de uma equipe, na sua esmagadora maioria, escolher para seu treinador uma determinada pessoa. Só o facto desta, preferir um a outro qualquer elemento, é reveladora da preferência e respeito, quer por essa pessoa escolhida, quer pela relação desta para com a equipe.
Como tal, não consigo entender, porque 2 pais de jogadores, tentaram e continuam a tentar, impor um outro treinador a esta equipe, nomeadamente o Sr. Salvador.
Note-se que nada tenho, quer a nível pessoal, quer a nível desportista, contra o Salvador, o qual conheço pessoalmente. Apenas mantenho a minha opinião de que se a equipa escolheu o Isaac para os treinar, não serão falsos argumentos, tais como a sua proximidade de idade em relação à da equipe de Sub-18 ou o facto de não ter grande experiencia como treinador.
Se por um lado, a proximidade de idade comparativamente à dos elementos da equipe, não é para mim um factor suficientemente importante para o excluir, isto porque pese a idade do Isaac a equipa tem por ele o respeito que um treinador merece (já o tendo por diversas vezes demonstrado).
Por outro lado, o facto de o Isaac ter sido treinador adjunto dos Sub-18 ao lado do Conrad, não lhe tira méritos de treinador. Antes pelo contrário, ou não teria ele sido escolhido pelo próprio Conrad.
Como tal sou a favor de que ao Isaac deve ser dado o benefício da dúvida.
Devemos deixa-lo treinar os Sub-18 e dar-lhe a oportunidade de demonstrar perante todos nós, se tem ou não estofo de treinador.
Excluir à partida o Isaac, será porventura uma má aposta.
E SE ELE DEMONSTRAR QUE CONSEGUE?

Se o demonstrar a Agronomia ganhou um treinador e uma equipe motivada.
Se a ele não lhe for dada oportunidade de o demonstrar, então poderá a Agronomia, nunca vir a saber se este seria ou não um elemento válido neste campo e ao mesmo tempo, deixa uma equipe desmotivada e acima de tudo revoltada com a decisão de poucos (2) e ameaçando a maioria dos seus jogadores a saída da Agronomia para outras equipes.

Será que perante isto não podemos dar uma oportunidade ao ISAAC?

Acho que ele a merece e faço questão de o apoiar, como espero que o façam aqueles que me lerem

Vamos a ver como vai acabar este folhetim.
Espero sinceramente que acabe bem, para satisfação da família da AGRONOMIA

Parabéns ao Blog

João Bruges

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.